O presidente Jair Bolsonaro disse hoje que há cerca de 30 navios russos de fertilizantes chegando ao Brasil. A afirmação foi feita durante cerimônia conjunta na 87ª Expozebu, organizada pela Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ). Atualmente, cerca de 85% do fertilizante utilizado no Brasil vem do exterior, principalmente da Rússia.

Bolsonaro disse ainda que é "muito difícil" para o atual ministro da Agricultura, Marcos Montes, manter o "lugar" que a ex-ministra Tereza Cristina tinha à frente da pasta. "Mas você vai aprender com a mesma determinação, você ainda é jovem", acrescentou. O presidente lembrou que durante uma visita à Rússia para discutir fertilizantes, pouco antes do início da guerra na Ucrânia, esteve presente o atual ministro, então secretário-geral.

Bolsonaro disse ainda que "não há orgulho maior ou maior" do que a recepção de países estrangeiros, e seus ministros, "quando, sim, no tapete vermelho".

O presidente acrescentou que a agricultura brasileira não para. "Tanto para o nosso gado." Bolsonaro também disse que esteve no evento em 2017.