Segundo especialistas, os vídeos curtos estimulam uma área do cérebro onde esta relacionado com o prazer
Seja através das dancinhas, dublagens engraçadas ou ate mesmo as pegadinhas, esta rede social tem ganhado bastante popularidade através dos anos. Mas você já se perguntou o porque esta rede social é bem viciante? O aplicativo foi desenvolvido pela startup chinesa Bytedance.
É claro que existem outras redes sociais que nos fazem perdem algumas horas do dia, e o motivo e bem simples, vivemos em uma era de algoritmos, não precisamos pensar e muito menos procurar algo na internet, é só abrir algum aplicativo e já é recomendado um restaurante da sua comida favorita, uma roupa, sapato, maquiagem e etc. e com as redes sociais não são diferentes, os algoritmos estuda quais são os seus interesses e em somente alguns clique já traça uma infinidade de conteúdos relacionados aos seus interesse, fica difícil não se viciar não é mesmo? e foi assim que o TikTok se tornou 1ª rede social fora do Meta a atingir mais de 3 bilhões de downloads.
Um estudo recente publicado na revista cientifica Neuroimage detectou que a rede social ativa áreas do cérebro relacionadas a sensação de prazer e recompensa.
A pesquisa analisou um grupo de 30 alunos da universidade, de 19 a 30 anos. Todos são usuários da plataforma, sendo 46% que afirmaram assistir diariamente a mais de uma hora de vídeos da plataforma. Aproximadamente todos os 93% preferem os vídeos personalizados aos genéricos.
Para o estudo, os usuários foram expostos tanto a vídeos personalizados, aqueles filtrados pelo algoritmo de acordo com seus gostos, quanto aos genéricos, que costumam aparecer logo que o app é baixado.
Os resultados mostram que os dois tipos de vídeo ativam o SN (substancia negra), relacionada a região rica em neurônios dopaminérgicos, que tem um papel importante em mecanismos de busca e recompensa.
Entretanto, somente os vídeos personalizados ativam as áreas, como ATV (Área Tegmentar Ventral), região que é a origem de algumas vias dopaminérgicas e tem papel no circuito de recompensa, e sub-regiões do RDM (Rede de Modo Padrão) envolvida no processamento de diferentes funções cognitivas tais quais, Autoconsciência, lembranças de experiencias passadas e intepretação das emoções de outros indivíduos.
Estudos sobre TikTok:




0 Comentários