Quem já teve um gato de estimação, ou observou gatos de perto no escuro, deve ter notado que os olhos desse animal parecem brilhar no escuro. É uma característica extremamente inofensiva que acabará se tornando uma fonte de medo para aqueles que são mais supersticiosos. Esses animais são frequentemente associados a pensamentos assustadores, mas não são assustadores.
Afinal, olhos de gato brilham no escuro? Na verdade, por mais estranho que seja, os olhos de um gato não brilham no escuro. Tecnicamente, tudo o que acontece é o reflexo da luz externa. Em outras palavras, no escuro, sem fonte de luz, os olhos do gato se revelam. Mas afinal como isso pode acontecer? Nem todo mundo sabe disso, mas os olhos dos gatos têm uma membrana especial que reflete a luz.
Os gatos (mas não só os gatos) têm uma membrana muito especial na parte de trás dos olhos. Essa membrana, chamada tapetum, também é encontrada em cães, ursos e outros animais. Devido a esta situação, os gatos. Com essa membrana, o animal consegue absorver a luz, de modo que o reflexo acaba sendo mais intenso. Os gatos são animais muito curiosos e, por causa disso, tudo ao redor do animal acaba se tornando uma memória. Mas era sempre uma característica que, além da curiosidade, havia um certo medo coletivo do animal, que na escuridão total só podia ser percebido pela “luz” nos olhos.
Por mais impressionantes que sejam os olhos dos felinos, os gatos não têm essa grande visão no escuro. A visão deles é completamente diferente da nossa, e eles enfatizam e focam em aspectos diferentes dos nossos.
No escuro, para se ter uma ideia, um gato precisaria estar sete vezes mais perto de um objeto para vê-lo em detalhes tão ricos quanto um humano.
No entanto, como você provavelmente sabe, os gatos geralmente são bons caçadores. Isso porque, como já dito, apesar de possuírem visões diferentes, alcançam maior coerência com os demais sentidos. Além de seu olfato geralmente muito preciso, os gatos também podem ouvir sons e determinar de onde eles vêm com muita precisão. Além disso, se você já viu gatos caçando, sabe que eles são meticulosos e não atacam. Um gato marchando em sua presa viu tudo o que precisa ver e sabe que tem uma chance de sucesso.
Os gatos são animais muito charmosos, seus movimentos e personalidades são fascinantes...
Os olhos sempre despertam a curiosidade, mas não são os únicos. Cães, ursos, ovelhas, raposas e até golfinhos podem ter as mesmas características, justamente porque todos esses animais (e muitos outros) têm as mesmas membranas dos gatos. Ainda assim, esses animais nem sempre atraem a atenção que os gatos fazem, devido às personalidades que os gatos costumam ter.


0 Comentários