A partir de hoje (30), os trabalhadores nascidos em fevereiro receberão até R$ 1 mil em contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A Caixa Econômica Federal investirá em uma caderneta de poupança digital, que é utilizada para pagamento de benefícios sociais e previdenciários.

Os preços só podem ser enviados através da app Caixa Tem, que permite o pagamento de crédito à habitação e a realização de compras tangíveis em instituições não contratuais. O Caixa Tem também permite saques em caixas eletrônicos e transferências para uma conta de terceiros.

O funcionário precisa ter cuidado. A maioria dos 42 milhões de funcionários receberá automaticamente dinheiro da conta poupança digital da Caixa. No entanto, caso os dados incompletos não permitam a abertura de conta digital, o funcionário precisará solicitar a liberação dos recursos.

Todo o processo de solicitação de saque será informatizado. O funcionário não precisa ir até a agência da Caixa, basta instalar o aplicativo oficial do FGTS, que está disponível em smartphones e tablets, e inserir os dados solicitados.

O aplicativo oferece a oportunidade de o funcionário solicitar crédito em qualquer conta corrente ou poupança de qualquer banco. Pode, no entanto, aplicar-se apenas a quem concordar em fornecer um documento fotográfico oficial para registar a biometria.

De acordo com um calendário divulgado em março, a liberação dos recursos segue um planejamento baseado no mês de nascimento. O dinheiro será liberado em parcelas até 15 de junho, quando os nascidos em dezembro o tiverem recebido.

Outro ponto que um funcionário precisa considerar é a gestão do dinheiro. Os recursos estarão disponíveis até 15 de dezembro e serão devolvidos à conta vinculada do FGTS após essa data, caso os recursos não sejam utilizados, sacados ou transferidos para a conta teste.

Os recursos fixos serão restituídos ao FGTS, com ajustes no período correspondente do Fundo Garantidor para a caderneta de poupança digital.

Para saber se você receberá o dinheiro automaticamente ou se precisa solicitar um saque, o funcionário deve agendar um horário. O processo pode ser feito no site fgts.caixa.gov.br ou a pedido do FGTS. O site informa apenas a data de liberação e se o crédito será processado automaticamente. O aplicativo possui recursos adicionais, como consulta de preços, atualização da conta poupança digital digital e solicitação de quitação de dívidas e poupança em conta do FGTS.

Confira o calendário de depósitos:

Mês de nascimento        Data da liberação
Janeiro                            20 de abril
Fevereiro                        30 de abril
Março                               4 de maio
Abril                               11 de maio
Maio                               14 de maio
Junho                              18 de maio
Julho                               21 de maio
Agosto                            25 de maio
Setembro                        28 de maio
Outubro                            1 de junho
Novembro                        8 de junho
Dezembro                      15 de junho